
Juro, me dói só de pensar no assunto, e esse é o motivo do meu post... eu li esse texto de uma revista especifica de psicologia e como sofro com basicamente o mesmo problema resolvi partilhar minha opinião e a informação contida no artigo para aqueles que não tem acesso.
Hérnia de disco, Lumbago, Lombalgia ou, quando a dor irradia para a perna ciática. Esses termos se referem a algumas das dorsalgias que afetam 36% dos adultos(e eu) Brasileiros. É logico que o efeito de uma dor 24h no seu corpo te incomodará, sim, mas isso que você tem em mente como dor, na realidade não chega nem perto com a realidade, não há como desligar, suas costas doem e doem e doem, você tenta levantar, deitar-se e nada muda! Sofrimentos que não são apenas físicos, mas trazem consequências psíquicas e sociais. Limitações na vida diária por exemplo podem muito bem desencadear ansiedade e depressão, só para começar!
Esse problema, esse mundo de dor é como uma reação em cadeia, você sente dor, se retrai, tudo em seu corpo(coisas que nunca antes te incomodaram) agora doem e doem muito, simplesmente não da mais para ignorar uma dor de cabeça...
Pacientes depressivos então tendem a voltar sua atenção diretamente a dor, o que causa uma reação de aumento dela e assim mais depressão(ciclo).
Isso tudo é basicamente o que causa esse tipo de dor, mas o que ela é?
No inicio, se seu caso é clinico, ela é seria, real, depois de 3 meses ela se torna crônica, ou seja: “É coisa da sua cabeça”, a porcaria da dor(para não dizer outra coisa) esta ali, mas não esta! Você sente claramente uma dor, a mesma dor que sentia antes, as vezes até mais dor, mas ela não existe mais, não na intensidade que você a sentia antes, mas ela esta bem ali...( ai ai, da uma vontade de se matar...)
É extremamente complicado, parece que estamos sofrendo por vontade própria! Isso me irritou muito me mudou, a dor me mudou, me deixou rígido, frio, chato...Hoje penso ter sorte em ter as pessoas que tenho por perto, justamente por que sei que estão comigo por quererem e muito, já que como eu afirmei, sou um chato, sempre levando as coisas a sério e quase nunca de bom humor, quero principalmente agradecer a minha querida namorada/esposa(futura) que sempre esteve comigo me ajudando, eu te amo!
Agora coloque-se nessa posição, sabe aquela coisa de desejar saúde, realmente preze por sua saúde, fique feliz se for plenamente saudável e caso não for, não perca as esperanças, o que não tem volta é a morte!
Quanto ao resto você tem duas escolhas, ficar o resto de sua vida triste, sozinho, bravo e culpando Deus e o mundo... Ou, reagir e apesar da dor viver! Lutar, recuperar-se e aproveitar as pequenas coisas da vida...
Esse texto teve como base a revista Mente cerebro, n° 220, A procura da cura, Dor nas costas: influencias do psiquismo sobre o corpo(vale a pena olhar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário