domingo, 9 de janeiro de 2011

" L' homme est condamné à être libre "


"O homem está condenado à liberdade..."
Jean-Paul Sartre, é o pensador Francês que fez essa afirmação...

Aqui segue a minha, penso que Sartre quis representar, como ele mesmo diz, que apesar do homem não ter a escolha de "vir ao mundo", mas a partir deste ponto só vive com e através de escolhas...
Tudo o que acontece a vida é uma simples reação de algo que já acontecera, logo, principio da ação e reação.
Segundo esse pensamento, é possível induzir que tudo o que acontece na sua vida, problemas, conquistas, derrotas, perdas e vitórias é unica e exclusivamente resultado de seus próprios atos, ou seja, culpa sua!E como a maioria das pessoas tem uma dificuldade enorme em aceitar tal fato(culpa), essas idéias são extremamente complexas apesar de corretas ao meu ver.
Sartre, que era Ateu, afirma também que: "Recorrer a uma suposta ordem divina representa apenas uma incapacidade de arcar com as próprias responsabilidades".
Essa afirmação é simplesmente o meu resumo de religião!As pessoas não querem arcar com seus problemas e "jogam na mão de Deus", ou do destino...
"O homem é Deus do próprio destino", afirmando isso Sartre apenas conclui seu pensamento( e o meu).O homem toma todas as decisões, e arca com as consequencias das mesmas.
Agora, minha opinião é a seguinte: Eu deveria ter estudado Sartre antes...Pois as idéias dele são simplesmente geniais, segundo a minha interpretação, ele resume todo um comportamento social antes de seu tempo, um verdadeiro visionário e apesar de criticar Freud(outro pensador, Psicólogo, magnífico) está na minha lista dos 5 homens mais inteligentes do mundo.
Meu texto é curto pois qualquer tentativa de expor o pensamento de Sartre seria pobre e insulficiente, logo, convido a quem gostar do assunto, pesquisar e assim ser livre para tomar suas próprias notas sobre esse filósofo inspirador.

" L' homme est d'abond ce qui se jette vens un avenir, et ce qui est concert de se projeter dans l' avenir."

domingo, 2 de janeiro de 2011

Policia e "força excessiva".


Hoje em dia se fala muito sobre esse assunto, temos varias opiniões e creio que tenho o direito de dar a minha...Segue aqui a definição de violência policial pelo wikipédia:
Violência policial consiste no uso intencional de força excessiva, geralmente física, mas também na forma de ataques verbais e intimidação psicológica, por um policial. A violência policial é generalizada em vários países, inclusive aqueles que a pune. A violência policial é uma das várias formas de má-conduta policial, que inclui prisão falsa, intimidação, discriminação racial, repressão política, abuso de vigilância, abuso sexual e corrupção.

Primeiramente segundo essa definição um policial deve abordar alguém que esta ameaçando outra pessoa com uma arma da seguinte maneira:
__Boa noite senhor, vossa senhoria poderia fazer-me a gentileza de entregar a sua possivel arma e por incrível bondade interromper esse ato errôneo e criminoso...?
Por que, eu sei a diferença entre uma abordagem justa e uma exagerada...Lógico que não apóio a violência, mas acontece que vivemos na era dos bandidos, um assaltante pode te roubar, te esfaquear, te violentar...mas se você faz qualquer coisa, que seja xinga-lo, você vai preso por que existe um estatuto do preso, direitos humanos e etc.
Na moral, sem generalizações, mas você acha que o morro do alemão foi pacificado com elogios e conversa mole...?Lógico que não, foi na porrada, literalmente, por que tenque ser assim!
Se tratam de bandidos, animais e animais só respondem(quando necessitam ser corrigidos) a violência!
Não to aqui apoiando Tropa de elite, e o caramba.A minha opinião segue para defender os policiais que precisam trabalhar com um risco altíssimo e com um salário miserável...ainda quando pretendem abordar alguém(que pode e muitas veses reage mortalmente contra eles) devem faze-lo calma e gentilmente?Onde chegaremos... não existirão mais pessoas que serão policiais, só bandidos, pagaremos segurança para o PCC, e te falo mais, dai não sera barato e não terá direitos e reclamações...
Vejo muitas pessoas(normalmente de classe mais alta) dizendo que são vítimas de "violência policial" e ai até citando Tropa de elite, "tão muito mal informados por jornalzinho e alienados pela mídia..."
São playboys vagabundos!Eu saio, e garanto, nunca fui e nunca serei parado por policiais, sabe por que?
Por que não bebo e dirijo, não fumo nem cigarro(quando menos maconha), não uso nenhum tipo de droga e não me meto em confusão!Logo, caso seja parado e um policial tiver de usar algum tipo de abordagem mais dura comigo, logo ele verá que não faço nada de mais e assim sairei ileso...Talvez uns tapas, mas quem tomaria seria o vagabundo então não reclamo...
Então, quem fica reclamando de violência policial e é de classe mais alta, é vagabundo sim, não tem...quem reclama só esta querendo jogar a culpa de seus erros em outra pessoa, se você não tem nada a esconder, se não é maconheiro, drogado, brigão e bandido...
Não tem nada a temer!