sábado, 18 de dezembro de 2010

Esperança e a caixa de Pandora.


Todos conhecem a lenda de Pandora; Feita por Zeus, sendo a primeira mulher existente na terra, pandora era uma forma de punir os homens(após Prometeu roubar o fogo do Olimpo), então ela foi "dada" em presente a Epimeteu(irmão de Prometeu) que após casar-se com ela notou que a mesma sempre trazia consigo uma caixa, ela dizia ao marido que tal caixa havia sido entregue a ela e que jamais deveria ser aberta...contudo após muito tempo Pandora sede a curiosidade e decide abrir a caixa e olhar o que havia dentro, nisso todos os males do mundo(os quais os homens ainda não haviam entrado em contato) tais como, doença, vingança, luxúria e inveja fora liberados.
Assustada, Pandora fecha a caixa restando apenas uma unica coisa, a esperança...por isso desde então o ditado popular alega que "a esperança é a ultima que morre", e desde então também se pensa na esperança como um presente divíno para que os homens nunca parem de "lutar" e sempre tentem conseguir novas coisas na vida, apesar de todos os males do mundo.

Ok, essa é a lenda(lembrando que existem inúmeras vesões), porém, estive pensando e vejo que existem alguns equívocos na história, primeiro, a caixa só traria coisas ruins há humanidade, logo, a esperança seria uma delas também, é lógico que, a frase: "lutar apesar dos males da vida..." é uma das interpretações mais bonitas da esperança, mas e se ela realmente for um mal... algo que nos atrasa...

Muitas pessoas confundem esperança com fé, fé é a crença em algo inexistente(ou que pelo menos não pode ser comprovado), enquanto a esperança é o anseio por algo que esta por vir...
A esperança então seria um mal, partindo do ponto de que, o quão mais esperançoso você esta por algo, mais você se decepciona quando falha...(não sei se fui claro..)
Quero dizer, quando você estuda por uma prova ou se empenha em algum tipo de projeto, espera-se que dê certo ou que você "passe no vestibular"(por exemplo), se não der certo você(que estava esperançoso) fica extremamente triste, enquando se não estivesse tão ansioso, falhar não pareceria tão ruim, as veses até bom(fracassar para aprender com a experiência).
Não me entenda mal, não quero dizer que as pessoas não devem esperar algo de bom no futuro, porém quando eu falo sobre esse raciocínio que tive quero somente dizer que muitas pessoas vivem somente na esperança, ou seja, querem ser ricas(por exemplo) e não movem um muscúlo para estudarem, para trabalharem...nesse caso a esperança é alienadora!
Outro caso seria quando você estuda para uma prova e acaba indo bem..."graças a Deus!"...se você realmente estudou, graças a VOCÊ, que se matou, que ficou horas sem sair do lugar, lendo, pesquisando...ai antes da prova você diz que esta na esperança de uma nota boa, esse "estar na esperança" é somente pela variavel de correção de um professor por exemplo, uma vez que você deve ter alguma idéia de como fora na prova e somente espera ter ido melhor do que acha que realmente foi...nesse caso a esperança entra como depressiadora e até como desculpa(caso tenha tirado nota baixa...).
Se a minha interpretação estiver correta a esperança é o pior de todos os males liberados, até pior que a morte, pois a crença na vida pós morte, por exemplo, é somente a esperança de que não vivemos nossas vidas em "vão"....Uma das maióres burrisses do homem, aliás, o Burro(animal) não tem céu e vive muito bem, dia após dia...
Quero com tudo isso somente dizer que não precisamos da esperança, esperar por algo é uma coisa necessária, sonhar e desejar é algo fundamental, mas que se trabalhe por isso tudo e não apenas se espere, quando se trabalha, se esforça, a esperança é obsoleta, pois tudo o que você quiser, será conquistado.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Zombies


Zombies são criaturas "fictícias" que basicamente são mortos-vivos, ou seja pessoas que morreram(e adquirindo um doença ou por algum tipo de feitiço sobre natural) voltam a vida, eles se alimentam principalmente de carne humana e quando mordem outra pessoa ela se torna um zombie.
Zombies são os monstros do Séc XXI. isso por que nunca se deu tanto valor a sociedade e direitos humanos...Também pela forma que a "contaminação" ocorre, quero dizer, nunca houve tantas pessoas no mundo, as megalópoles como São paulo e Nova York, quanto mais gente, mais monstros...
E por que isso?Os zombies são monstros e monstros deveriam simplesmente ser eliminados, porém esses monstros são pessoas que se transformaram e por isso sentimos piedade e não fazemos o que deveria ser feito, e se você pensa que com você seria diferente, pense em atirar na sua mãe ou irmãos...!Pois é...
Eu gosto muito da temática zombie, assisti todos os filmes, joguei todos os games, porém não é simplesmente a "matança" que me agrada e sim a perspectiva antropológica e social que se pode observar, nos primeiros momentos da infestação zombie todos tentam se ajudar...porém após algum tempo a população começa a se agrupar em menos pessoas, ai começam as críticas ao homem e á sociedade.
Procuram-se armas e só se pensa em proteção, tanto pessoal, quanto do grupo...Quem tem mais arma(mais forte) domina os mais fracos, logo volta-se ao tempo das cavernas, lembrando que o homem é um animal(aparentemente as pessoas esqueceram disso) e animal quando deve sobreviver faz qualquer coisa, mata irmãos, come o que puder, faz o que tiver de ser feito, essa é a nossa natureza...
Concordo em partes com "Lupus homini lupus" de Hobbes("o homem é o lobo do homem"), os homens são capazez de coisas horriveis, porém as mais terriveis acontecem quando o gatilho de sobrevivência esta ativo...isso o torna "lobo", movito pelo instinto e capaz de tudo para sobreviver.
Os zombies então são os piores monstros da humanidade simplesmente por que são homens, que fazem com que os homens se tornem "lobos"...assim dando "liberdade" ao ser humano, liberdade de ser egoísta, autoritário, mal...Animal.

Eu escrevo um Blog sobre uma história de zombies, caso queiram lêr:
http://sobrevivendoaofim.blogspot.com/

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Casamento...coisa do passado!


Sim isso ai, casamento é coisa do passado...se não é ainda, é por que as pessoas são masoquistas e por isso gostam de se auto-flagelar com esse ritual que eu diria que é no minímo hipócrita e desnecessário.
Não me entenda mal, eu gosto muito do relacionamento, eu em especial não sei "ficar", namoro á muito tempo(muito mais que o normal de hoje em dia), porém não consigo ver utilidade funcional no casamento...vamos analisar!
Quantas pessoas que você conhece, realmente falam bem de seu casamento?(tirando seus pais, e as veses nem eles...).
Quero dizer, as pessoas de hoje em dia estão querendo casar...porém existe outra questão em jogo, quando casar?Os casais querem casar ainda jovens, mas como?Casar e continuar morando com a mamãe e o papai?(Lembrando que os papais dando apartamento não vale também viu...muito menos se eles pagam as contas!)
Ai os dois se formam e querem se casar, pois se "amam" muito, nunca conviveram na mesma casa por mais de um final de semana ou uma viagem...como você sabe que é a pessoa certa se nunca morou com ela?Não ha resposta(poupe saliva), e aqui vai minha solução:
Primeiro(se você pensa mesmo em casamento), espere até poder "bancar" sua esposa(principalmente se a familia dela ja à acostumou a um certo "estilo de vida").
Segundo, ja que você tem sua própria moradia, convide-a para juntar as "escovas de dente" por um tempo...lembrando que se ela não quiser(e não tiver um motivo bem fundado), já não vale muito "a pena".
Terceiro, se depois de tudo isso(experimentar e ver as manias e problemas de convivência que seu companheiro(a) apresenta), você ainda quiser se casar...eu lhe parabenizo(a) e desejo somente felicidades!(De verdade) =)
Mais o por que de eu dizer que o casamento é coisa do passado...Nó enfrentamos a era dos "singles", nota-se pela evolução mercadológica(produtos voltados a pessoas sozinhas), e com isso temos, de um lado, pessoas querendo permanecer solteiras(não aprovo plenamente), e do outro, os divorciados....Fala sério, quantas pessoas você conhece que se divorciaram!Muitas né(se não conhece nenhuma, então pode parar de ler...obrigado!)
Minha intenção é dizer, as pessoas permanecem juntas(a força) por causa do casamento...se elas estivessem apenas "juntas", digo, morando juntas...quando um se cansa do outro, este simplesmente se muda!Agora ainda existem casais que tem a brilhante idéia de tentar ter um filho pra "salvar" o casamento(SIM existem pessoas assim, muito mais do que você imagina), ou seja, eles tem um filho como quem compra um cão no pet shop...porém!!!
Obviamente esse casamento desmorona, de qualquer forma!
Resultado: 2 pessoas infelizes e uma criança(ou mais) triste e fadada à problemas de ordem educativa e de orientação!
Muitas pessoas poderão retrucar da seguinte maneira: Então você quer incetivar a "promiscuidade"??
De maneira nenhuma, respondo me colocando como exemplo...Amo minha namorada(brigamos de vez enquando, óbvio!), porém meu laço com ela é muito maior do que namoro,infelizmente não podemos morar juntos ainda, mas quando acontecer será somente para termos certeza sobre nossa relação e QUEM SABE, se ela quiser...casamos!
Mas por que as pessoas impõem essas algemas umas as outras e ficam presas, obrigadas, tristes, quando poderiam aproveitar a relação da mesma maneira...somente por aproveitar!Analize bem, você teria uma pessoa ao seu lado simplesmente por que ela(ele) quer realmente estar ao seu lado, não por um "laço" qualquer, definido pela sociedade...
É isso que o casamento se tornou, um simples status social, ola meu nome é Daniel essa é minha....
(Alguém) Esposa?
(Eu) Não?
(Alguém)Ahh, Noiva!
(Eu) NÃO, é simplesmente, a pessoa com a qual pretendo passar muito, senão todo o tempo que me resta de vida...